EVA Técnica

+55 (11) 2348-2100 +55 (11)3207-2511 +55 (11) 3207-1806 eva@evatecnica.com.br

 

Ex: Tatame

 

Notícias

Noticias Notícias linha

Cuidados com a pistola de cola quente

Por isso, neste post vamos mostrar algumas formas de usar a pistola de cola quente sem que se corra o risco de causar acidentes. Se você seguir nossas instruções de uso, poderá retirar do aparelho todo seu potencial, sem que haja problemas.


Para quem trabalha com o artesanato, seja como for a técnica que faça uso, a pistola de cola quente já é uma das ferramentas mais importantes, já que auxilia no manejo dos mais variados materiais. Entretanto, é necessário que seja tomado certos cuidados quando for usá-la.
Como Usar
 Primeiramente você deve ligar a pistola que será usada em uma tomada que esteja distante de materiais infamáveis, já que a mesma ficará bastante aquecida. Da mesma forma deixe distante de carpetes e tapetes, pois é bastante comum derramar um pouco de cola, sendo que isso pode vir a estragar determinados materiais.
 Coloque na pistola o bastão de cola de silicone, que pode ser comprado em qualquer loja de artesanato ou lojas comuns. Caso dentro da pistola já tenha um bastão pequeno, deixe um novo próximo à mão.
 Além disso, deixe por perto os materiais que irá usar durante o artesanato. A cola quente é perfeita para ser utilizada em isopor, tecidos grossos, flores secas, madeira e em demais materiais de origem plástica, porém, não é aconselhável seu uso em tecidos finos e papéis.
 Para saber se a cola já está pronta para ser usada, ou seja, se derreteu, tome um pedaço de tecido ou papel e pressione o gatilho da pistola. Se ainda estiver firme e resistente ao apertar, espere ainda mais um minuto.
 Com o item que será usado em mãos, aperte a pistola com bastante leveza, pois quanto mais apertar forte, maior quantidade e mais rápido a cola sairá.
 Ponha o outro objeto que você tenciona colar bem rápido, já que, se a cola esfriar você terá um grande problema em mãos. Afirme o objeto por um pouco de tempo, até que a cola possa agir.
 Depois de mais ou menos 15 segundos, veja se o objeto foi totalmente colado, porém, não aplique muita força ao puxar.
 Assim que a cola esfriar, observe senão derramou um pouco dela nas laterais. Se isso veio a acontecer, é só raspar todo o excesso (isso pode ser feito até mesmo usando a unha, com bastante cuidado para não lascar ou quebrar).
Cuidados e Precauções
Tome bastante cuidado na hora que for usar a pistola de cola quente. Caso você, sem querer, entre em contato com a cola, ainda que esteja debaixo de algum material mais fino, poderá sofrer uma queimadura bastante dolorosa.
Depois que usar o produto, antes de guardar a pistola, aguarde até que a mesma esfrie completamente. Não guarde a mesma em uma caixa de papel, senão poderá acontecer algum acidente.

Mais Dicas
 Mantenha sempre o fio elétrico da pistola do seu lado direito, claro que somente tome esse cuidado se você for destro, se não fizer isso o fio ficará parado sobre a cola que você estiver usando e causará problemas de acabamento em seu trabalho.
 Dentre os materiais que podem ser usados na pistola de cola quente há a disposição no mercado quatro 04 cores de cola que vêm com gliter: prateado, vermelho, dourado e verde. Também há a cor preta, porém, pode ser um pouco mais difícil de encontrá-la nas lojas.
 O preço da barra da cola com glitter é o mesmo da transparente, porém há uma desvantagem, ela é a terça parte do tamanho da comum.
 Conforme as linhas de cola que irá empregar em seu artesanato, entre uma e outra, aguarde e conte até 05, com isso a cola que ainda está no bico da pistola ficará mais quente e fluirá melhor, além de produzir um fio inteiro completo até a outra parte. Desta forma será possível aproveitar o tempinho para fazer o descanso do braço, pulso, e dos dedos.
 Quando for comprar uma pistola de cola quente, opte por uma de 40 W, somente ela proporciona um aspecto perfeito e liso ao trabalho. Enquanto isso, aquela de 60 W, que custa mais caro, geralmente causa bolhas de cola durante o uso, além de possuir um gatilho mais firme, portanto, mais difícil de ser apertado.
 Observe sempre como está o bastão da cola enquanto está fazendo seu trabalho, conforme o bastão for derretendo, já siga introduzindo outro, para não perder tempo e aproveitar o calor que já está na pistola, sendo necessário ajudar com a mão, já que o ato de apertar o gatilho não faz com que o bastão seja empurrado.
 Geralmente, quando não se tem experiência se gasta mais barras, mas depois, com o passar do tempo é mais aconselhável se usar barras mais grossas, pois rendem mais.
Passo a Passo
 Ponha primeiro a barra de cola dentro da pistola e depois, ligue a mesma na tomada. Espere aproximadamente por 05 minutos até que esquente.
 Aperte o gatilho bem devagar do começo da linha até atingir seu fim. Todas as vezes que se desaperta o gatilho de forma abrupta, corta-se o fio, criando uma falha, e até mesmo uma bolha de ar. Esse procedimento põe todo o trabalho a perder.
 Aguarde um pouco até traçar a outra linha, isto dará tempo para que a cola derreta bem e crie um fio espesso e constante, sem a existência de cortes ou bolhas. Sempre que terminar um trabalho, dê um tempo a seu braço, descanse um pouco e da mesma forma, deixe que a pistola descanse fora da tomada.
Importante
Tenha bastante cuidado quando for usar a cola, um trabalho só sairá bonito se houver paciência em sua criação. Por mais que a cola possa parecer uma coisa boba, ela faz toda a diferença na perfeição e excelência do artesanato, especialmente se você o faz para venda.Quanto mais bonito e bem feito for o artesanato, maior será o preço embutido no mesmo e ainda maior será a freguesia a comprá-lo. Pense nisso todas as vezes que fizer uso da cola quente.

post/18dfeffaebbae5a561e873a2aed3aa57.jpg

CUIDADOS COM O USO DA PISTOLA DE COLA QUENTE

Fonte:

Informações

Av. Rangel Pestana, 1729 - Brás - SP

+55 (11) 2348-2100 / (11) 3207-2511

eva@evatecnica.com.br

Horario de funcionamento

Segunda a Sexta das 08:00 as 17:20 Hrs

Sabado das 08:00 as 12:00 Hrs

Todos os direitos reservados a © EVA Técnica

SSL